sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O Rei Leão - Interpretação


O filme inicia com o nascer do sol no horizonte. Lindas imagens e que já emocionam no inicio com uma música que meche com os sentidos e faz com que você contemple as o filme com atenção.
A letra da música defende o paganismo e o espiritismo. Veja alguns versos por exemplo:

Desde o dia em que ao mundo chegamos

Caminhamos ao rumo do sol

Bem, Aqui já temos a adoração ao Sol (paganismo), falaremos mais sobre isso.

...
E são tantos caminhos pra se seguir e lugares pra se descobrir

e o sol a girar sobre o azul deste céu nos mantém neste rio a fluir


Aqui está exposta a doutrina espírita, de que qualquer caminho leva a Deus, de que você pode fazer o que quiser e alcançará a eternidade de qualquer forma.
E a atenção ainda é voltada para o sol. Para eles, o que nos mantém é o Sol, e não Deus. Aqui fica fácil de perceber o paganismo, conseqüentemente o culto à Hórus, o deus-sol.
Mas agora vem a parte que deixa mais claro ainda a doutrina, que é o refrão (parte da música que melhor fica gravada em nossa mente, por repetir):

É O Ciclo Sem Fim
Que nos guiará
a dor e a emoção
pela fé e o amor
até encontrar
o nosso caminho
neste ciclo, neste ciclo sem fim

Espere um pouco... Ciclo sem fim? O que somos? Por acaso somos eternos? Não! Deus é o único ser eterno: Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém” 1 Timoteo 6:16
Ele vive desde muito antes da criação do mundo e nós somos apenas criaturas feitas do pó da terra: No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.” Genesis 3:19
Bem, agora imagine um ciclo. Ele não tem começo nem fim. E por curiosidade, um dos símbolos espíritas é um Círculo, para simbolizar que a vida do ser humano não teve um começo nem terá um fim.
Mas nós tivemos um começo sim, e teremos um fim. Por que como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.” Romanos 5:12
E só alcançaremos a vida eterna se crermos em Jesus e obedecermos seus mandamentos: “Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” Apocalipse 14:12 e Se me amais, guardai os meus mandamentos” Joao 14:15
Mas a música diz que estamos num ciclo sem fim até encontrar o nosso caminho.
Jesus declarou: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6
Só que este caminho (Jesus e, por conseguinte a salvação/vida eterna), deve ser buscado enquanto estamos vivos, pois temos esta declaração em Eclesiastes: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.” 9:10
Não existe outra forma, se não por Jesus, de alcançar a eternidade. Ele mesmo declarou isto.


Fica claro então, que já no início do filme temos de forma não muito oculta, que mensagem realmente este filme quer nos passar.


Voltemos então ao filme...


Temos um rei [Mufasa], dono de tudo no qual o sol possa tocar e alguém que cobiça este reino [Scar]. Esta história nos é familiar, quando lembramos que teve alguém que se opôs a Deus e cobiçou a Sua posição. O que me deixa intrigado é que eles (os produtores) conhecem a Bíblia muito bem, mas infelizmente a usam de uma forma muito obscura. 
Além disso a atenção no filme é praticamente toda voltada ao filho do rei [Simba].  Ora, quando Jesus, o filho de Deus nasceu, Satanás, no coração de Herodes, mandou matar todas as crianças menores de 2 anos na época. Mas Maria e José conseguiram escapar com o menino Jesus das armadilhas do rei.
No decorrer Scar bola um plano parecido para matar Simba e Mufasa. Mas simba consegue escapar. Você consegue perceber como eles usam as coisas?
Mas agora entra a obra do engano, a mistura da verdade com a mentira:
Mufasa depois de morto aparece ao seu filho nas nuvens conselhando-o a voltar para reinar. Aqui o espiritismo exposto novamente – Consulta aos mortos - Algo totalmente condenado pela Bíblia (ver Deuteronômio 18:11)
Pois bem, Simba volta para casa e vê que está tudo destruído, pois quem estava no comando era seu tio, de forma injusta, desleal, de forma que contraria totalemente as leis estabelecidas por Mufasa. E haviam os dois lados: de um lado as leõas que eram contra o reino de Scar e a favor das leis de Mufasa. E havia do outro lado as hienas, que apesar de não concordarem com o modo de Scar reinar, estavam tão apegadas ao rei atual que acabaram ficando a favor do mal.
Com base nisto eu pergunto: Em que tipo de mundo vivemos hoje? Um mundo a cada dia pior e mais destrúido. As pessoas não obedecem mais as leis de Deus e caem sob o poder de Satanás, por isso hoje o mundo é o que é! Vemos todos os dias nos noticiários algo novo que nos impressiona.
Este mundo hoje está destruído assim, porque está nas mãos do mal: “Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno” 1 Joao 5:19. Mas virá a hora do resgate. Jesus virá novamente para dar a recompensa aos que creram e obedeceram a Lei de Deus. Ele afirma: “E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” João 14:3


Pois bem, o filme apresenta algumas referências ao que conhecemos da Bíblia e até estou usando partes do filme para falar um pouco sobre a verdade, só que se você analisar, é tudo usado para causar emoção e para confundir o espectador. A verdade é misturada com a mentira por que isso é obra do enganador, ele é o pai da mentira (João 8:44) e sabemos também que não pode haver comunhão entre claridade e escuridão (2 Corintios 6:14). Ora, se não existe comunhão entre a mentira e a verdade, devemos nos agarrar somente à verdade e dela não nos afastar. E o que é a verdade? Declaramos novamente o verso que acima já mencionei: “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”

O que mais tem nesse filme?

*Temos uma mensagem subliminar no filme: quando Simba se deita no chão sobe uma poeira com a escrita “SEX”, que quer dizer “sexo” em inglês. Um filme é revisado diversas vezes e isto nao aconteceria por acaso.
*Scar tem um jeito afeminado nos seus gestos e jeito de falar.
*Na versão Dublado em português, quando as hienas vão para matá-lo ele tenta se explicar e logo depois diz: - Eu sou bicha! O barulho do fogo vai atrapalhar um pouco, mas com atenção você consegue ouvir.
*Mufasa no início do filme explica para Simba que a vida é um cliclo sem fim, defendendo a reencarnação. De que se morrermos, iremos para outro corpo, e assim consequentemente:
- Deixe me explicar: quando você morre, seu corpo vira grama e o antílope come ela. E assim estamos todos ligados no grande CICLO DA VIDA.



As crianças normalmente veem muitas vezes o mesmo filme. Elas não enjoam de assistir, não se cansam de perguntar se queremos ver com elas novamente. Este filme foi lançado em 1994, a produção já supreendeu. Vozes maravilhoas com timbres que fazem o corpo vibrar, músicas muito bem criadas que chegam a arrepiar. Imagine as obras de agora com toda a tecnologia e efeitos sonoros que são capazes de criar. Que Deus possa ajudar-nos a escolher melhor o que passa na frente dos olhos das nossas crianças. O inimigo tem tentado, e muito, nos afastar do que é justo e normalmente caimos com pequenas coisas. Deus abençoe nossas vidas, e que não esqueçamos o que disse paulo em sua carta aos Filipenses:
Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. (Filipenses 4:8)



Rodrigo Ribas Ferreira, 16 de Setembro de 2011

5 comentários:

  1. Todos deveriam entender e sentir, como é linda a essesncia deste filme...Como é linda a essencia de ser Pagão!

    ResponderExcluir
  2. é isso ai esse filme passa mensagens lindas , a música é linda e como é lindo ser pagão

    ResponderExcluir
  3. eu acho q vc distorce tudo

    ResponderExcluir
  4. Jesus Cristo é a resplandecente estrela da manhã, qual é a estrela da manhã? Na vida você tem escolhas, livre arbítrio e cada escolha que você faz te leva para um caminho!

    ResponderExcluir
  5. Eu não concordo com nada do que foi dito aqui. O Rei Leão é antes de tudo um clássico filme poético, claramente fomentado por metáforas, além de um filme de prosopopeia com animais, então tudo o que se diz respeito ao filme, inclusive as músicas, se refere diretamente aos animais. Não há presença humana no filme como Toy Story ou Madagascar, então tudo é metáfora.
    Não vou comentar aqui cada item mas "Ciclo Sem Fim", podemos ter como exemplo, aquela conversa de Mufasa tem com Simba quando ele diz que "...o antílope come grama, então o leão come o antílope, o leão morre e vira grama para outro antílope comer..." O "Ciclo infinito" é isso, porque nunca vai mudar.
    E a frase final do Scar tristemente confundida com "Eu sou bicha"... uma pessoa normal com uma mente menos contaminada escuta claramente ele dizer "Eu não disse aquilo".

    ResponderExcluir

Postagens Populares