sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O Caminho da Felicidade

"Se todo mundo quer ser feliz por que nem todo mundo é? Porque para ser feliz não bastar querer ser. Se querer ser feliz dependesse apenas do querer, todo mundo seria feliz, por que todo mundo quer ser feliz. Para ser feliz precisa-se conhecer o caminho da felicidade." - Alejandro Bullón

Quando você compra um aparelho elétrico, um ferro, um dvd, um computador ou qualquer coisa, você chega em casa, abre a caixa e tem um plástico, e em cima deste plástico tem um livrinho que chama-se "Manual de Instruções". Por que está este manual ali? Para que seguindo este manual o aparelho te dure o máximo de tempo e te produza o máximo que possa produzir. Agora, o que acontece com a gente?
A gente costuma pegar o manual e jogar fora ou no fundo da gaveta e começa a manusear o aparelho até que dê certo. As vezes só lembramos do manual quando quebrou o aparelho.
Bem, você não é um aparelho, é uma pessoa, uma pessoa linda, e quando Deus te criou Ele não te deu um manual de instruções, Deus te deu um manual de vida, um manual de procedimentos. Se você seguir o manual será feliz! As pessoas não são felizes neste mundo simplesmente porque ignoram o manual. E o manual que me refiro é a Palavra de Deus, a Sagrada Escritura, a Bíblia, o Livro Sagrado, como queiramos chamar.

E agora eis a pergunta: Por que acreditamos que esta é a Palavra de Deus?
Então quero mostrar aqui um texto que está registrado em II Timóteo 3:16 e 17 que diz assim:
16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça,
17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

Me impressiona isso que diz: perfeitamente habilitado para toda boa obra. O dia em que o ser humano aceitar que esta é a palavra de Deus, tomar os princípios e aplicá-los a vida, ele estará habilitado para toda boa obra. Para ser um esposo feliz, um empresário produtivo, um filho feliz, um ser humano realizado, enfim, por que existe muita gente derrotada nesta vida? Simplesmente porque não conhece o manual de instruções. Não conhece o mapa, o roteiro, o caminho para ser um homem feliz. E eu acredito que este livro é a palavra inspirada por Deus simplismente porque o próprio texto bíblico diz que: toda Escritura é inspirada por Deus. Em II Pedro 1:21 diz o seguinte: "21 porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo." ou seja, os escritores bíblicos foram inspirados por Deus, e Deus deixou com eles a mensagem que chega até nós hoje para nos mostrar o caminho da felicidade.

Veja que interessante:

Moisés que escreveu o primeiro livro da Bíblia, Gênisis, não conheceu São João que escreveu o último livro da Bíblia que é Apocalipse. E entre eles dois há uma diferença de aproximadamente 1500 anos, 15 Séculos de distância entre ambos, e no entanto, se você ler a Bíblia vai ver que dá a impressão de que os 40 escritores bíblicos se reuniram em uma sala e combinaram: "Eu escrevo daqui até ali, você continua de lá até lá, você trata este tema aquele o outro", porque tem uma unidade perfeita, dá a impressão então de que foi um só autor e, no entanto, foram 40 diferentes escritores. Por que tudo isto? Simplesmente porque por trás deles havia uma mente superior, uma mente divina. Isto para mim é outra prova da inspiração da Bíblia, a unidade da mensagem.

Profecias Bíblicas

Podemos acreditar na Bíblia também pelas diversas profecias cumpridas, mas vou dar apenas um exemplo aqui diferente. Em Isaías 40:22 há algo interessante:
22 Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra, cujos moradores são como gafanhotos;
Isaías muitos séculos atrás dizia que a Terra era redonda, só que a ciência não acreditava, você sabe do que estou falando se conhece um pouco de história. E até aproximadamente 500 anos atrás as pessoas pensavam que a Terra era plana, era quadrada, e a Bíblia já dizia: Não! A Terra é redonda (em outras palavras). Quem tinha razão, a Bíblia, aquele livro? Ou a ciência, os pesquisadores? Por curiosidade no dia 12 de Outubro de 1492, Cristóvão Colombo chegou a América e provou para o mundo que a Terra é redonda. A Bíblia tinha razão.

TRANSFORMAÇÃO

Mas a maior prova de que a Bíblia é a palavra de Deus, é o poder transformador que ela tem. Porque você pode ler qualquer livro, história, geografia, literatura, enfim, aumentam o seu conhecimento, aumentam a sua cultura, mas a sua vida não muda. Mas é impossível ler a Bíblia sem que a sua vida não mude. Tenho visto jovens drogados, maridos que abandoram as mulheres, bêbados, assassinos, ladrões, serem transformados pelo poder da palavra de Deus.

ORIGEM

Todas as Bíblias que existem foram traduzidas dos mesmos originais antigos, quer seja ela católica, evangélica ou sem religião. Naturalmente a Bíblia foi escrita em hebraico e aramaico no Velho Testamento e em grego no Novo Testamento. Nós não falamos nessas línguas então era preciso ser traduzida para o português. Mas todas as Bíblias têm o mesmo significado, pode haver diferença entre palavras, por exemplo, em uma versão diz Jesus: "Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão." e em outra diz: "O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar." mas é a mesma coisa praticamente.

A Bíblia tem 66 livros, mas a Igreja Católica reconhece 73 livros, ou seja, alguns livros que a maior parte das igrejas não aceitam como livros inspirados por Deus. Vamos a um texto que nos ajuda, que é Romanos 3:1 e 2
1 Qual é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão?
2 Muita, sob todos os aspectos. Principalmente porque aos judeus foram confiados os oráculos de Deus.

O povo judeu pode não ter aceitado Jesus, ter rejeitado o Salvador quando veio a esta Terra ou o que quisermos, mas o texto bíblico, inclusive no Novo Testamento, Paulo diz que um privilégio que o povo judeu tem é que a eles foi confiada a palavra de Deus. E os judeus não aceitam os livros apócrifos como livros inspirados. Por outro lado, Jesus e outros escritores do Novo Testamento, mencionaram muitas referências do Antigo Testamento e nunca algum daqueles livros apócrifos. E mais, os livros do Antigo Testamento foram escritos ou em hebraico ou aramaico, porém estes livros foram escritos em grego. Então temos muitas provas de que eles não são livros inspirados por Deus.

ADAPTAÇÃO

Amigo, se você tenta ler a Bíblia, então começa a folhar e acha as palavras um pouco complicadas, e quando chega em Apocalipse então parece que as coisas só pioram, não desanime! Primeiramente você tem que ter em mente que já que a Bíblia é inspirada por Deus, você só pode entendê-la por iluminação do Espírito Santo. Então, antes de ler a Bíblia, o que você tem que fazer é pedir ajuda divida, porque se você vai à Bíblia com uma atitude eminentemente humana você não a entenderá. Em segundo lugar, começe a ler pelas partes mais fáceis, porque acredito também que existem partes mais complicadas de entender. Comece pelos evangelhos, o evangelho segundo São João, por exemplo, que é lindo. Mateus, Marcos, Lucas, enfim, é como comer azeitona. Tem gente que diz: "Eu nao gosto de azeitona!", mas nunca comeu, aí o amigo diz: "Experimenta! Você vai sentindo o gosto, vai gostando" e vai chegar no momento que não vai conseguir mais viver sem azeitona. Experimente a Bíblia, pouco a pouco e você vai começar a sentir o sabor e vai chegar o momento em que vai descobrir as verdades maravilhosas que ao aplicá-las a tua vida vão te mostrar o caminho da felicidade.

PENSE NISTO

Você é a coisa mais linda que Deus tem. Ele ama você, Ele gosta de você que você não tem nem ideia, agora você acha que Ele te criou e te colocou nesse mundo e disse assim: "Agora você se vira e tenta ser feliz do jeito que você puder!"? Não! Nesse momento ele conhece tuas lutas, conhece tuas dores, teu sofrimento. Se você está com o casamento destruído, o lar desfeito, está desempregado, machucado por dentro, ferido, condenado a morte por um câncer, enfim, DEUS AMA VOCÊ, DEUS CONHECE VOCÊ. E te digo mais, neste livro maravilhoso Deus escreveu tudo o que você precisa ouvir HOJE! Apesar de ser um livro antigo, não serviu só para pessoas de outro tempo, é um livro antigo que tem verdades maravilhosas para você HOJE! Se você ler a Bíblia, verá que Deus abrirá seus olhos pra uma dimensão da vida que você ainda não conheceu. Que Deus lhe abençõe e lhe cuide sempre. Amém!

Um comentário:

  1. Tá aí um jeito pra galera ser feliz! mas ninguém quer nada com nada... acha que Jesus não ta nem ai com ninguem.. o fim do mundo ta ai o povo tem que se acordar!!! abraço.. bom trabalho!

    ResponderExcluir

Postagens Populares